CORREIOS DE CANINDÉ

 
Uma vista linda e privilegiada da nossa querida Canindé na década de 60. Nesta imagem pode-se ver o centro da cidade de Canindé em destaque o antigo prédio dos Correios antes da reforma que tirou sua beleza com a demolição do sobrado onde residiam o chefe dos Correios. Telégrafo - Inauguração do telégrafo em Canindé 17 de fevereiro de 1928. ( César, 160 ).
Download
LAZER ANOS 70

 
Nesta imagem pode-se ver "Parque Brasil", como atrativo principal na Festa de São Francisco na década de 70, na foto romeiros se divertindo nos brinquedos especiais, incluindo uma majestosa roda gigante.
Download
CAPELA DE SANTO ANTONIO - CARIDADE


        Capela de Santo Antônio em Caridade: Em 1860, o Cel. Antonio Gaspar da Silveira situou este logar á margem esquerda das nascentes do rio macaco, elevando-se na sua visinhança, ao leste, um pequeno serrote chamado Kagado, nome que tomou a nascente fazenda. A sua especial situação ao lado de mui transitada estrada dos sertões do interior para Maranguape e Fortaleza, augmentou depressa o seu desenvolvimento e em pouco tempo, de fazenda tornou-se uma povoado importante pelo seu commercio e pela feira de gados transportados dos sertóes criadores de Bôa Viagem, Santa Quiteria e Inhamuís. Numa missão de penitencia pregada pelo Rvdmo. Pe. José Thomaz, maos ou menos no anno de 1880, edificou-se uma capella sob o patrocínio de Santo Antonio de Lisbôa, em cuja occasião, o rvdmo. missionario mudou o nome de povoação de Kagado para o de Caridade. 

       O patrimonio da noca capella foi doado pelo Sr. Cel. Antonio Gaspar da Silveira, constando duma area de terreno de 500 metros de frente e 200 de fundo, até a base do referido serrote. A povoação sempre crescente pelo augmento de sua população e a prosperidade de seu commercio, depressa se desenvolveu, tornan-se a capella insufficiente para abrigar o povo que a frequentava; pelo que, os seus habitantes decidiram construir uma capella mais ampla e conveniente. Graças aos esforços abnegados do virtuoso sacerdote Pe. José Antonio Cavalcante que, então, era o Capellão da Igreja, e louvavel cooperação do Sr. Capm. Raymundo Lopes Ferreira e o concurso generoso dos habitantes da já nascente Villa, foi completamente reconstruida e augmentada a antiga capella, transformando-se numa Igreja bem regular e sufficiente ao recolhimento dos fieis.

       Concluidos os trabalhos de remodelamento da noca Capella, foi benta e solenemente inaugurada pelo Rvdmo. Frei Cyrillo de Bergamo, a 13 de Junho de 1917, por occasião da festa do seu glorioso Padroeiro, sendo também erguiro nesse tempo um Cruzeiro commemorativo do 1º centenario da parochia de Canindé que ainda se vê erigido em frente do adro da referida Igreja. Essa importante solemnidade foi realisada com grande enthusiasmo e alegria da população, sendo distinguida com enorme concorrencia dos seus numerosos habitantes e notavel assistencia de povo dos municipios vizinhos. Caridade, foi elevada á cathegoria de villa no anno de 1914, distando da Matriz de Canindé, 25 kilometros em direcção Norte. A sua planta urbana é mui irregular, possue algumas casas boas, um pequeno mercado, sendo, porém, a igreja o seu melhor predio.

       Actualmente é servida por uma importante estação telegraphica e telephonica, uma agencia do correio, um poço tubular construido pela I. F. O. C. S. e um bem favoravel açude publico feito na secca de 1888, que presta beneficio e utilissimo auxilio aos habitantes da Villa, lhes fornecendo optima agua e saboroso fructos produsidos pelas suas refrescantes aguadas. Todos os anos se celebra a festa de Santo Antonio, a 13 de Junho.


Download