RUA SITÔNIO MONTEIRO


Comentário de (Auusto César Magalhães) - Essa é a Rua Sitônio Monteiro, no espaço que compreende as ruas Paulino Barroso e Tabelião Facundo. Na esquina à esquerda é o predio do antigo Grupo Escolar Monsenhor Tabosa, hoje CREDE.
Download
RUA JOAQUIM MAGALHÃES


Comnetário de (Augusto César Magalhães) - O prédio à direita é a atual Farmácia Poupa Farma e o muro branco é onde se acha encravado o Banco do Nordeste.
Download
ORQUESTRA SINFÔNICA


você sabia que em nossa cidade já tivemos uma pequena Orquestra Sinfônica? “Orquestra Sinfônica de Frei Luciano “Convento Santo Antônio da Paróquia de São Francisco de Canindé ” Na foto em pé Francisco Albano, maestro João Sobral e José Coelho da Silva ( J. Ratinho ) sentados Frei Luciano Maciel Pinheiro,José Pereira,Eunice Bastos Oliveira,Terezinha de Freitas e Angelita Ferreira de Sousa.
Download
MISSA NA GRUTA


Download
MISSA DO VAQUEIRO



A Missa do Vaqueiro é um evento religioso, tradicional na cultura popular do sertão Canindeense. Os vaqueiros são homens sertanejos, boiadeiros de perdidas caatingas. Chegam montados nos seus cavalos, vestidos de gibão, botas, coletes e chapéu de couro enfeitado, trazendo no semblante a bravura do homem sertanejo.
Download
PREFEITO JOAQUIM MAGALHÃES FILHO


Na foto Ex Prefeito Municipal Joaquim Magalhães Filho e Irmã Anselma. Fonte - Foto acervo de Chico Karam.
Download
RIO CANINDE




Veja a foto belíssima para matar a saudade do rio Canindé com suas águas transparentesonde tomavamos banho e pescávamos nas cachoeiras. Infelizmente hoje não podemos desfrutar de belíssimas paisagens como esta no rio Canindé. Foto dos arquivos de Chico Karam.
Download
PASSEIO CULTURAL


Download
RUA DA PALHA


Comentário de (Augusto César Magalhães) - Rua Euclides Barroso, conhecida como Rua da Palha.
Download
IGREJA DAS DORES


Na frente da matriz provisória das Dores, Frei Cassiano levantou um vistoso cruzeiro, cuja madeira o povo carregava da Serrinha da Cajazeira além de Ipu até Canindé, portanto a uma distância de seis léguas. Foto Chico Karam Fonte - FREI VENÂNCIO WILLEKE, O. F. M.
Download
PESSOAS ILUSTRES


Comentario de (Augusto César Magalhães) - Manoel Messias, Bosco Sobreira, Celso Gois e Dr. Ferreira.
Download
RIACHO DO AÇUDE DA CAN


Comentário de (Augusto César Magalhães) - O riacho que abastece o açude da Can, antes da construção do reservatório corria a ceu aberto (em épocas de chuvas, lógico) no que hoje é o centro de Canindé. Coube ao interventor Luiz Magalhães Vieira (Zuil) a construção do canal que hoje passa sob o mercado e corre sob às casas da Rua Joaquim Magalhães, a partir do antigo Bar Canindé e deságua no Rio Canindé no terreno pertencente ao Sr. Jose Piaui. A construção foi realizada em 1942. Fonte Augusto César Magalhães.
Download
CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DO CORREIO


Comentário de (Agusto César Magalhães) - Esta foto, da lavra do Mestre Chico Karam, retrata a fundação do Prédio dos Correios. Adiante vê-se o inconcluso Bar Canindé nº 1, pertencente ao comerciante Cesar Campos. Fonte Augusto Cesar Magalhães.
Download
ANTIGA RESIDENCIA DO SR. HOMERO MARTINS


Comentário de (Augusto César Magalhães) - Antiga residência do Sr. Homero Martins, onde hoje se acha construído o Edifício São Paulo. Fonte: Augusto César Magalhães.
Download
IGREJA DO MONTE


Comentário de (Augusto César Magalhães) - Antiga Ermida do Sagrado Coração de Jesus, atualmente Igreja do Cristo Rei, mais conhecida como Igrejinha do Monte. A história dessa Igreja é belíssima, haja vista que todo o tijolo da construção foi carregado pelo povo de Canindé. Em 1915, concluída a grande reforma da Matriz, hoje Basílica, o vigário de então, Frei Alfredo de Martinengo deu ânimo ao povo, organizando a ""procissão dos tijolos. Todas as quartas-feiras o povo se reunia nas caieiras da "Melada" e cada pessoa carregava um tijolo na cabeça e saiam cantado e rezando até depositá-lo ao pé da obra. Pessoas que tinham animais também conduziam em quantidades maiores os pesados tijolos que pesavam eme média 8Kg. A Igreja foi concluída em 1917, data desta foto da lavra do fotógrafo Renato Brito. à esquerda vê-se a casa do professor Horácio de Ataíde (conhecido também como capitão Ataíde), piauiense de nascimento e Canindeense de oração. Foi ele um dos fundadores e presdidente da Sociedade São Vicente de Paula, responsável pela construção do Prédio Vicentino. Fonte: Augusto Cesar Magalhães.
Download