JORNAIS ANTIGO DE CANINDÉ


Download
FAZENDA CRUZ FILHO



Comentário de (Augusto Cesar Magalhães) -  A Fazenda São Pedro data de 1753, e consta no Livro das Sesmarias sob o nº 590. O primeiro proprietário foi Manoel Lopes Cabreira, tio materno de Januária Lopes Cabreira, esposa de Francisco Xavier de Medeiros, tido como fundador de Canindé. O atual casarão da fazenda foi construído quase um século depois, em 1864, por ordem da proprietária, D. Mariana Francisca de Paula Saraviva Bittencourt, que deixou como legado, mais do que o patrimônio, o exemplo de empreendedorisno, haja vista que naquela época ela já estava próximo aos 90 anos, numa época que a expectatva de vida não chegava a 40. Trata-se de uma das mais antigas casas de alvenaria do município. O atual prédio da Biblioteca Cruz Filho é da mesma época. Existe a necessidade do tombamento destes prédios pelo Patrimônio Histórico e Artístico. Outro dia assisti estarrecido um político falar no rádio que o prédio da Biblioteca deveria ser demolido para lugar a um espaço para camelôs. Não sei se por populismo ou ignorância. Tal sugestão deveria render ao titular o prêmio "Asno do Ano".
Download
PESSOAS ILUSTRES


Comentário de (Augusto César Mgalhães) De fato o que está em pé com o martelo é o Sizô. Os demais não conheço. Este presépio era montado todo ano no lado direito da Basílica. Era montado sobre um tablado de madeira alto que servia de base. Me lembro bem que o Zé do Chicutinho fazia umas pinturas em sacos de cimento que deixava muito parecido com pedras. Sem dúvida era um trabalho artístico muito interessante.
Download
PESSOAS ILUSTRES


Comentário de (Augusto Cesar Magalhães) - Da direita para esquerda: Raimundo Ciriaco, D. Nilce, Sr. Adaldizio, D. Erandir, Evaldo Neco, D. Edna e Chico Karam.
Download