PREFEITO WALTER CRUZ UCHOA


Fonte: Augusto César Magalhães - 1974 - O então prefeito Walter Cruz Uchoa inspecionando material (postes e fios) para implantação da energia eletrica de Paulo Afonso. Todo esse equipamento ficou depositado no terreno onde hoje é a Praça Dr. Aramis.
Download
A MORTE DE UM FRANCISCANO


Fonte: Augusto César Magalhães - A morte de um Franciscano sempre comoveu a comunidade católica canindeense. Na foto de 16 de agosto de 1975, temos o enterro de Frei Ernesto Rode, com a presença de muitos canindeenses e caridadenses, haja vista que ele foi por muito tempo o mentor espiritual dos nossos vizinhos de Caridade. Nasceu em Paderbonn, Alemanha em 18.12.1913 e ordenou-se no Brasil em 18.05.1940. Visrtuoso, carismático (apesar da extrema timidez) e caridoso sacerdote, contava com 62 anos de idade.
Download
PROFESSOR FLEURY 


Fonte: Augusto César Magalhães - Em 1981 houve uma afronta a comunidade franciscana local, na época em que a paróquia estava sendo dirigida pelo vigário Frei Canisio Lima. Tive o privilégio histórico de, aos 21 anos, presenciar todo o desenrolar dos fatos que registrei anos depois com toda imparcialidade no meu primeiro livro "Viagem pela história de Canindé" páginas 129 a 133.
Os franciscanos de certa forma acuados pelo voto de obdiência (presumo), até porque da trama fazia parte dois Bispos (D. Aloisio e D. Rufino Rego), foram bravamete defendidos pelos cidadãs de bem de Canindé. Não faltou muito para que aquele episódio, no calor dos acontecimentos, degenerasse para uma tragédia.

Na foto o professor Fleury (discursando) ladeado por Virgilio Cruz Filho e Tônico Marreiro, os tres pronunciaram inflamados dircursos em defesa da nossa raíz franciscana.
Download
VISTA AÉREA DO MERCADO PUBLICO 


Download
BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO


Uma linda imagem da Basílica de São Francisco de Canindé
Foto - Arrudeia Ceará
Download
RUA JOÃO PINTO DAMASCENO 


Rua João Pinto Damasceno antiga Rua do Comércio,depois Rua Cel Leôncio Xavier Macambira!
Download
O COLÉGIO SANTO ANTÔNIO


Oficialmente fundado por Dom Joaquim José Vieira aos 04 de outubro de 1898, o colégio Sto. Antônio começou a funcionar em princípios de 1899. Segundo os estatutos publicados em 1900, o fim do estabelecimento visava à
educação de meninos pobres e ao cultivo de vocações para a vida eclesiástica ou religiosa, dividindo-se o ensino em dois cursos denominados “Colégio Apostólico”_o primário, e “Seminário menor”_ o secundário.
Absolvido o curso primário e dando o aluno sinais de vocação sacerdotal ou religiosa, passava para o Seminário Menor; no caso contrário, era entregue ao seu responsável ou ao juiz de órfãos.
Rezava o artigo 10 dos estatutos: “No seminário Menor, a educação será apropriada á carreira clerical e dada no espaço de quatro anos, e os alunos vestirão batina”.Os seminaristas aprovados nos exames finais do 4°ano ingressavam no Seminário Maior de Fortaleza, cursando filosofia e teologia à custa do Santuário de São Francisco ou tomavam o hábito da Ordem Capuchinha.
Os alunos pensionistas, aceitos no Colégio Apostólico, pagavam a mensalidade de 40$000, submetendo-se ao mesmo regulamento dos demais alunos.
O colégio previa também um externato para estudantes de humanidades, pagando estes a mensalidades de 5$000 por aula que freqüentassem, salvo se sua pobreza fosse reconhecida para receber grátis a instrução. O ano letivo começava a 07 de janeiro, terminando aos 31 de outubro.
Afinal em 1902, normalizava a situação, principiou o curso ginasial, atraindo também de 1903 em diante alunos pensionistas.

Em sua carta pastoral de 1905, Dom Joaquim menciona o colégio e o abnegado trabalho dos diretores: “ .. temos, freguesia de Canindé, outro estabelecimento,compreendendo um externato e um internato, onde se ensina m primeiras letras e alguns preparatórios do curso secundário, dando-se aos alunos pobres roupa, alimento, ensino e todo o respeitante ao caridoso fim. Foi esta instituição fundada em 1898 e entregue á direção e cuidado dos Revmos. Capuchinhos que não se poupam para bem desempenhar tão árdua tarefa.
A casa era mantida com os rendimentos do cofre de São Francisco. Sustentou destarte o ano de 1904, 46 meninos pobres fornecendo-lhes tudo gratuitamente; e desde a fundação até o presente, tem dado abrigo a 98 internos nas mesmas condições e ministrado ensino gratuito a 90 externos, sem contar alguns que pagaram mensalidades. Com bons fundamentos , esperamos ampliar estes benefícios. Pág. 113 Liv. Frei Venâncio

Em 1907, o número dos pensionistas elevava-se a 51, o dos órfãos internos a 97 e o dos externos a 28. mas esse rápido aumento não teria sido possível, se Frei Matias entrementes não houvesse construído a Ala do Colégio. Pois, cumulando desde 1903 os cargos de Supervisor, Vigário e Diretor do Colégio, o rade dinâmico aproveitou quase todo ano de 1905 para ampliar o prédio da casa São Francisco, reservando para os alunos um Quadrilátero do mesmo tamanho da residência Conventual ou seja de 66 X 45 Metros. Quase todo dinheiro gasto nas obras da construção revertera em benefício das vítimas da seca, que aqui encontravam trabalho e pão. Pág 114 liv. Frei Venâncio
Download
LOJA DOS ROMEIROS



Download
BELA IMAGEM


Canindé antigo em época de Festa de São Francisco 1920
Download