JOÃO PINTO DAMASCENO
Rua - João Pinto Damasceno
João Pinto Damasceno nasceu em Canindé no dia 23 de junho de 1846, filho de João Pinto Damasceno e de D. Ana Quitéria de Magalhães Damasceno. Casou-se no dia 20 de novembro de 1885, com D. Joaquina Cordeiro da Cruz Pinto (Quininha), filha do major José Cordeiro da Cruz e de Joaquina Cordeiro da Cruz Rabelo (Quinou). João Pinto Damasceno por muitos anos colaborou na formação social e política de Canindé. Era fazendeiro e pecuarista.
Batalhou, juntamente com seu cunhado Bertoldo Cruz e Antonio Cruz Saldanha, pela causa abolicionista no município de Canindé, onde pertenceu ao quadro da Libertadora como tesoureiro. Foi também tesoureiro da Confraria de São Francisco das Chagas, nos anos de 1893-94. Elegeu-se vereador pelo Partido Conservador.
No município de Pentecoste, comandou o 64º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional. Pelo Decreto de 11 de setembro de 1890, é nomeado ao posto de tenente-coronel-comandante. Carta Patente data de 11 de setembro de 1890. No dia 25 de novembro do mesmo ano presta juramento e assume o exercício no dia 03 de dezembro.
O coronel João Pinto Damasceno era o amigo certo que nas horas incertas não faltava com o apoio aos seus amigos e correligionários. Além disso, era honesto e trabalhador. Faleceu no dia 26 de janeiro de 1913, sendo sepultado no cemitério São Miguel, em Canindé. Do casa-mento com D. Joaquina Cordeiro da Cruz, nasceram:
Dr. Mozart Pinto Damasceno, bacharel em Direito, solteiro;
Clóvis Pinto Damasceno, poeta e funcionário público federal. Casou com D. Maria de Lourdes Holanda Pinto;
Francisca Sini Pinto Cordeiro, casada com Nemésio Barbosa Cordeiro de Magalhães, fazendeiro e ex-prefeito de Canindé;
José Pinto Damasceno, comerciante e ex-prefeito de Canindé. Casou com D. Edite Martins Pinto;
Lauro Pinto Damasceno, pecuarista. Casou com Francisca Ilza de Magalhães Pinto;
Lídia Pinto Vieira, casada com Luiz Magalhães Vieira, funcionário público e ex-prefeito de Ca-nindé.
Obs.: Todos falecidos.
(Arquivo de família de Hélio Pinto Vieira, neto de João Pinto Damasceno.) Foto - Arquivos Augusto César Magalhães.