FAZENDA MONTE OREBE




Fazenda Monte Orebe foi pertenceu ao ex Prefeito Municipal de Canindé Joaquim Magalhães Filho.
A foto pertence aos arquivos de Dona Maria Augusta Vieira esposa do saudoso Médico Dr. Aramís Paiva
Download
PERFURAÇÃO DE UM POÇO PROFUNDO


Na imagem registra momento da perfuração de um poço profundo no convento dos Franciscanos ano 1932. Fonte: Paróquia de São Francisco
Download
CASA PAROQUIAL


Download
PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DE 

CANINDÉ






O primeiro Grupo Escolar de Canindé foi fundado em 1926 funcionando na Praça da Basílica.Local onde hoje funciona a MITRA da Paróquia de São Francisco. Sua primeira Diretora foi D. Júlia Nogueira Barbosa Cordeiro e professoras: Honorina Ama
ral, Ester Magalhães Facundo, Zélia Belém Cruz, Mercê Ferreira dos Santos Gomes e Ana Bastos Macambira (Senhorinha). Substituta efetiva – Rita Aderina de Mesqu

ita.
Em 1937 foi construido o prédio na Rua Tabelião Facundo em frente onde hoje está situada a Praça do Leão. O Grupo Monsenhor Tabosa foi Inaugurado em 26 de junho de 1937 na gestão do ex Prefeito Municipal Joaquim Magalhães Filho, construido com verbas do Governo concecida pelo interventor Francisco Menezes Pimentel.
Com a aposentadoria da primeira diretora, assumiu Rita Aderina de Mesquita e Honorina Amaral como Vice e mais duas professoras: Geraldina Magalhães Campêlo e Maria Alba Veloso Jucá.
Posteriormente assumiram as seguintes professoras:
( ordem alfabética )
Alíce Cruz Uchôa
Anaíde Macambira Martins
Angelita Sousa
Dargenira Dutra Sampaio
Divanira Santiago Barroso
Elóa Martins
Elva Martins Campos
Francisca Bezerra Jucá
Genoveva Guerra
Haydeé Veloso Jucá
Leda Moreira Pessoa
Margarida Colares Cruz
Maria Auristela Arrais
Maria Castro Silveira
Maria de Lourdes Belém
Maria de Loudes Colares Martins
Maria de Lourdes Santos Gomes
Maria Neuly Cruz Uchôa
Mirtes Holanda Vasconcelos
Nilda Lopes Barbosa
Olânia Sales Pinto
Sulamita Feitosa
Taís Magalhães Uchôa
Terezinha Santos Gomes
As professoras citadas trabalharam antes da reforma do ensino do 1º e 2º graus.
Fonte - Cronologia Canindeense Hélio Pinto Vieira Foto - Pertence ao arquivo da família do Saudoso Historiador Chico Karam
Download
INAUGURAÇÃO DA PREFEITURA


Fonte (Augusto César Magalhães) - ANOS 80 -- Inauguração do prédio da Prefeitura Municipal de Canindé. Da esquerda para direita: Manoel João, Pedro Felix, Antônio Aguiar, Aldenir, Ze adauto, Anchieta Café, Cel. Eloiso. 
Download
ESCRAVOS NO CEARA


Fonte (Augusto César Magalhães) - Dia 4 de outubro de 1883, enquanto o Ceará como um todo aboliu a escravatura em 25 de março de 1884 e o Brasil no dia 13 de maio de 1888.
Sabe-se que Redenção foi a primeira do Ceará e do Brasil a libertar seus escravos no dia 1º de janeiro de 1883, quando foram libertados seus 116 escravos remanescentes.
Canindé poderia muito tem ter sido a primeira cidade até porque nosso número de escravos era mais significativo, houve um período que tínhamos quase 1000 deles, mas na data da libertação tínhamos 216 remanescentes. A nosso favor tínhamos o nosso Antônio Cruz Saldanha, membro fundador da Sociedade Libertadora "Perseverança e Porvir". 
Mas era um questão estratégica. Canindé por aqueles tempos, muito embora houvesse a dificuldade de transporte, já contava com uma enorme visitação de romeiros de toda parte do país nos festejos alusivos a São Francisco  Portanto, a Meca Franciscana era um local privilegiado para, no dia do padroeiro, na presença de pessoas de todos os rincões, haver a cerimônia de libertação dos escravos  como forma de levar a mensagem desta insurreição libertadora além fronteiras.
REGISTRAMOS esse efeméride no nosso livro "Viagem pela história de Canindé", páginas 85 a 91, eis um pequeno trecho:
" A multidão primou pela atenção. Pediam silêncio no interior da igreja, ocasião em que o Pe. Manoel Cordeiro da Cruz, afamado orador sacro, declarou solenemente:
- Por iniciativa particular, a população do município de Canindé usando da soberania que a consciência do direito de solidariedade humana e fé católica, apostólica e romana outorga aos seus filhos diletos, representados pelos homens mais proeminentes desta cidade e dos campos, resolveram tornar livres todos os escravos existentes neste município e juram, em nome de Deus, diante do altar de São Francisco das Chagas, pela sua honra e pela sua fé, que, mesmo com o risco de perder a vida, a liberdade e os bens, manter o município e Canindé livre, onde desta data em diante, não haverá mais escravos. Viva a liberdade, vViva Canindé, Viva São Francisco das Chagas".
Em seguida todos os presentes se dirigiram ao pátio da Matriz e os 216 cativos que aguardavam na parte inferior, sem ter a exata noção do desfecho daquele "Te Deum", ouviram a notícia pela vo embargada do vigário, Pe. Manoel Barbosa Cordeiro. Momento de emoção, choro e festejos. Assim Canindé, inspirado nos ideais franciscanos, deu por extinta a escravidão nestas terras.
Download
TELEVISÃO PÚBLICA


Fonte (Augusto César Magalhães) - Hoje em dia, qualquer família tem dois ou trés aparelhos de TV em casa. Nem sempre foi assim. Quando a televisão chegou por aqui, nos final dos anos "60", tinha um preço exorbitante e somente os bem abastados possuíam em suas residências. A Prefeitura, com forma de democratizar o uso instalou aparelhos em várias praças e locais públicos que funcionava somente à noite. Na foto o então prefeito Weber Magalhães, inaugura um desses aparelhos.
Download
CABEÇA DA ESTATUA DE SÃO FRANCISCO


Fonte (Augusto César Magalhães) - Muita gente não sabe ou não se ligou - O mestre Bibi construiu duas vezes o molde da estátua que não vale a pena falar dos motivos pelo qual a primeira não vingou, até porque só sei parte da história. A cabeça que se vê aí é o molde da primeira, um pouco diferente da atual ( ao meu ver mais bela). O fato é que fazer uma mesma obra por duas vezes representa, além de um enorme trabalho, um profundo sentimento de amor a arte. Muito merecido o título de Mestre da Cultura ao nosso querido Bibi.
Download
INAUGURAÇÃO DO POSTO DE RESFRIAMENTO 


Fonte (Augusto César Magalhães) - Esta foto foi no dia da inauguração do Posto de Resfriamento de Leite, na época da finada "produção" quando Canindé era uma "bacia leiteira" pujante. O exato local é o pátio da Secretaria de Infraestrutura. Da esquerda para direita: Tomaz Caula, Lulu Bento, Frei Lucas e Zé Abreu. Todos eram vereadores (exceto Frei Lucas).
Download
O RELÓGIO DA MATRIZ


Fonte (Agusto César Magalães) - O RELÓGIO DA MATRIZ - Há 140 anos reina absoluto, marcando o passar das horas na Meca franciscana o sempre querido relógio da Basílica de São Francisco.

Este chegou a Canindé em 1872 por doação do Capitão Manoel luiz de Magalhães e do Major Jose Barbosa Cordeiro (seu cunhado, primeiro proprietário da Fazenda Logradouro), pelo custo de 1:000$000 (Hum conto de reis).
Vindo da Europa foi recebido na Alfândega por Francisco Barbosa Cordeiro (filho do capitão Manuel Luiz) que levou um comboio para trazê-lo parcialmente desmontado, bem como uma boa boa montaria para transporte do Mestre Flamino que foi contratado pela Confraria de São Francisco para fazer a montagem do equipamento, recebendo pelo trabalho a importância de 200$000 (duzentos mil reis), à custa do cofre de São Francisco. — com Capitão Manuel Luiz de Magalhães.
Download