ENCHENTE RIO CANINDÉ



Canindé amanhece com seu principal Rio em toda a largura, o espetáculo é bonito. Essa enchente data a, sábado 25 de abril de 2009 as 6:00:26 h.
Download
CONSTRUÇÃO DAS 2 PRIMEIRAS PONTES - CANINDÉ ARATUBA





















Estas imagens foram tiradas no dia 17/12/2009 as 15:48:12, mostram a construção das duas primeiras pontes da CE que liga Canindé a Aratuba. Grande feito de nosso Governador Cid Gomes. Obrigado meu Deus!

Download

AÇUDE PETENCOSTES


O açude Pentecoste ou açude Pereira de Miranda, está localizado no município de Pentecoste, a cerca de 85 km da cidade de Fortaleza. Barra o rio Canindé, sistema do rio Curu. A sua bacia hidrográfica cobre uma área de 2.840 km2.

A barragem tem como finalidades o controle das cheias do rio Canindé; a regularização do rio Curu; a irrigação das terras de jusante, coadjuvada pelas águas armazenadas no Açude General Sampaio; a geração de energia elétrica; a piscicultura e o aproveitamento para culturas nas áreas de montante.

Foi projetada e construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, e sua construção ocorreu entre os anos de 1950 e 1957.

Fonte: DNOCS
Download
LEÔNIDAS VIDAL - O BATISTACA


Saudades do velho amigo Leônidas Vidal o" Batistaca" foi um grande empresário de visão comercial um empreendedor amante do Esporte Canindeense nas suas prosas" dizia que cabra bom não bebe água" era uma pessoa maravilhosa como diz o velho ditado popular fazia o bem sem olhar a quem.
Download
LEÔNIDAS VIDAL VICE PREFEITO



Uma foto que ficou na história da política do Município de Canindé a posse do Prefeito Walter Cruz Uchôa e Vice Prefeito Leônidas Vidal o" Batistaca".
Download
AÇUDE DA FAZENDA SÃO PAULO


Na foto uma bela paisagem do açude da Fazenda São Paulo dos Padres, no sertão de Canindé ano 1928 data de sua conclusão sua Capacidade 1.353.600m3 observa-se no fundo da imagem o serrote do arirão. 
Download
EDUCANDÁRIO SANTA CLARA 



Uma foto da antiga Capela do Colégio Santa Clara hoje Capela do Hospital Regional São Francisco. Organizado o colégio Sto. Antônio, Frei Matias de Ponteranica cuidou de fundar um orfanato para meninas aproveitando também para esta obra de caridade cristã as esmolas do Santuário do S. Francisco. Os princípios desse educandário foram bem modestos; pois adquiridas algumas casas sitas confronte à Casa de São Francisco, instalou-se nela em 1907 o orfanato Sta. Clara, sob a direção de Da. Raimunda. O regulamento do estabelecimento visava em particular à instrução religiosa das meninas, sem descuidar das matérias comuns do curso primário.
Em 1912, a casa contava com 27 órfãs dirigidas por Da. Joaquina Pimenta. Sentia-se a necessidade de mais rigor e disciplina no governo do orfanato, razão por que Dom Manuel da Silva Gomes ao ensejo de sua primeira visita a Canindé, indicou as Irmãs Terceiras Capuchinhas de S. Francisco de Assis como educadoras próprias para a direção da casa.
Download
ESCOLA DE TEATRO


Teatro Escola Canindeense funcionava no auditório da Casa Paroquial ano julho de 1953.
Foto: Arquivos de Chico Karam.
Download
DESPEDIDA DOS ULTIMOS CAPUCHINHOS EM CANINDÉ


No domingo dos Ramos de 1923, diante da Casa de São Francisco houve a despedida dos últimos Capuchinhos que ainda se achavam em Canindé. Frei Matias o derradeiro a deixar a Paróquia, como fora um dos primeiros que em 1898 haviam povoado a Casa de São Francisco, sentiu-se tão emocionado que não pôde falar, entregando por escrito a despedida!

«Peço desculpa ao povo se sair sem falar, porque estou muito comovido pela carinhosa demonstração que quer me fazer. Diga que abençôo a todos, em nome de Deus, e imploro sobre todos as mais copiosas bênçãos do céu. Meu maior desejo é poder ver e abraçar todos no céu. Rezarei sempre para este fim. Rezem também por mim». 44

Os Capuchinhos não olvidaram as últimas palavras do seu ex-vigário Frei Matias. Logo que tiveram notícia do falecimento deste em 1946, trataram de trasladar o corpo do maior cura d’almas de Canindé para o último repouso em terras de São Francisco, onde no meio de seus antigos paroquianos, aguada o dia da ressurreição.
Quanto à gestão dos Capuchinhos em Canindé, repetimos o que Augusto Rocha afirmou, poucos meses antes de sua morte:

«Forte provincial a administração dos Missionários Capuchinhos, que podemos igualmente, com inteira justiça, considerar o período de ouro da igreja de São Francisco de Canindé. 45 WILLEKE, Frei Venâncio, OFM. São Francisco das Chagas de Canindé. Salvador-BA. Mensageiro da Fé, 1962.
Download
 FREI MATHIAS DE POTERANIEA

 
 Frei Mathias de Ponteraniea – Missionário Capuchinho. Nasceu em Ponteranica, Itália a 12 de junho de 1869, sendo seus genitores Achilles Belloli e Rosa Belloli. Tendo entrado na vida monástica a 7 de outubro de 1890, professou a 25 de outubro de 1890 e recebeu ordens sacras a 3 de abril de 1897 na Catedral de Milão.
Destinado por seus Superiores á Missões do Norte do Brasil chegou a Canindé, deste Estado, a 23 de setembro de 1898. Mais tarde transferido para o Maranhão, esteve evangelizando os Índios em Barra da Corda e entre os da tribo dos Canlas. Do Maranhão foi para colônia da prata, no Estado do Pará e daí veio de novo para o Ceará aqui chegando, seguiu para Canindé, onde desepenhou os lugares de Vigário da Freguesia e Superor do Convento e Colégio São Francisco e por motivos de saúde regressou a Itália, deixando o seu nome recomendado por serviços da mais alta valia a obra do desenvolvimento moral e material da Freguesia a seu cargo.

Frei Mathias, digno companheiro de Frei Mansueto, o apóstolo incansável, de Frei Marcelino de Milão, o grande orador sacro e Frei Roberto, cujo zelo e virtudes acabam de elevá-lo ao posto mais alto da Ordem do Brasil, deve-se a fundação do jornal O Santuário de São Francisco, cuja publicação ainda hoje continua.
A ele se deve o Colégio de Artes e Serviços, dotado já naquela época dos instrumentos mais modernos para os trabalhos de mecânica, carpintaria, tipografia, etc. Construiu a casa paroquial e o salão. Tudo isto pareceu algo milagroso, se pensarmos na falta de estradas e de meios de transporte. Foi ele que abriu caminhos para facilitar a chegada dos peregrinos. A ele se deve o monumento comemorativo do centenário da independência de Brasil.

O povo de Canindé lhe dedicou uma das mais belas praças da cidade. Ao retirar-se do Ceará, chegou depois de muitas dificuldades ao sertão de Carolina. Lá, com os demais frades contribuiu para reerguer a matriz que estava em ruínas. Ficou de 1923 a 1938. Por sofrer de surdez irreversível voltou ao Ceará no convento construído no cume da serra de Guaramiranga e se tornou renomado floricultor. O povo de Canindé disputou a honra de conservar seus despojos mortais e os jovens, seus ex-alunos, consideraram grande privilégio poder carregá-lo nos ombros para a sua última morada.
Faleceu aos 77 anos de idade.

N. 12/06/ 1869 - V. 07/10/ 1890 - P. 21/ 10/ 1891 - S. 03/04/ 1897
WILLEKE, Frei Venâncio, OFM. São Francisco das Chagas de Canindé. Salvador-BA. Mensageiro da Fé, 1962.
Download
FRADES CAPUCHINHOS



Uma História emocionante de um Frade Capuchinho que No dia 19 de março de 1898, dia comemorativo de São José, Frei Daniel é Ordenado Sacerdote. Frei Daniel Celebrou sua 1ª missa no Santuário de São Francisco das Chagas em Canindé no dia 25 de março de 1898.

Frei Daniel de Samarate (15 de junho de 1876 — 1924) foi um religioso italiano da ordem dos capuchinhos. Assim ele mesmo se apresenta no início do Álbum Missarum (registro de missas) sob o título: "Notanda et memoranda" (coisas a serem anotadas e lembradas): Nasci no dia 15 de junho de 1876 e fui batizado no dia 16 de junho de 1876. No dia 14 de janeiro de 1890 entrei no convento dos capuchinhos no seminário menor de Sovere (Bergamo). No dia 23 de junho de 1891 fui admitido ao noviciado no convento de Lovere e no dia 24 de junho de 1892 no mesmo convento fiz a profissão dos votos simples nas mãos do Revmo. P. Leão de Briosco, meu Mestre.

No convento de Bréscia no dia 2 de julho de 1896 professei solenemente nas mãos do M.R.P. João Antônio de Brescia, Guardião. No mesmo ano, no dia 19 de dezembro, das mãos do Eminentíssimo Cardeal André Ferrari recebeu a tonsura e as quatro Ordens Menores na capela subterrânea dedicada a São Carlos Borromeu na Catedral de Milão. No dia 18 de setembro de 1897 do mesmo Prelado recebia do subdiaconato no Santuário de Rho, Milão.

No dia 8 de agosto de 1898 parti de Milão para o Brasil como missionário apostólico e no dia 30 do mesmo mês cheguei ao Pará, de onde fui destinado a Canindê (Ceará) lá chegando no dia 22 de setembro de 1898. No dia 2 de outubro fui ordenado Diácono por D. Joaquim José Vieira, Bispo do Ceará, no Santuário de São Francisco, Canindé. No dia 19 de março de 1899 fui ordenado Sacerdote pelo mesmo Prelado na Catedral de Fortaleza e celebrei a minha Primeira Missa no dia 25 do mesmo mês no Santuário de S. Francisco em Canindé.

No dia 22 de janeiro de 1900 fui destinado à Colônia de Santo Antônio da Prata (Pará) onde permaneci por quase 14 anos, período no qual fui contagiado pela doença que me obrigou a viver isolado. No dia 31 de janeiro de 1913 deixei a Prata para residir no Anil, São Luís do Maranhão. Em dezembro regressei ao Pará e no dia 27 de abril de 1914 me internei no Retiro São Francisco perto do asilo dos leprosos do Tucunduba.

No início do século - 22 de fevereiro de 1900 - ele é transferido para a Colônia Agrícola de Santo Antônio do Prata, no Pará, como Diretor dos meninos indígenas que habitavam naquele Colégio. A este primeiro e específico trabalho entrega-se com todo o ardor organizando com carinho e inteligência a vida das crianças: o amor de Cristo ferve em suas veias de jovem missionário!...
No entanto, alguns acontecimentos relevantes e muito tristes para a Missão estão se preparando. Acontecerão dentro em breve para pôr à prova o desempenho, a coragem e as virtudes humanas e cristãs de Frei Daniel!...

No dia 13 de março, de fato, nas primeiras horas do amanhecer acontece uma tragédia horripilante: quatro frades, sete freiras também capuchinhas, de duzentos e cinqüenta a trezentos fiéis cristãos são massacrados cruelmente pela fúria homicida de um grupo de índios Guajajaras que não toleravam as normas disciplinares introduzidas pelos missionários e tinham fechado há tempo os olhos à santa novidade do Evangelho. Frei Carlos Roveda de S. Martino Olearo, glorioso Fundador da Missão, venerando Superior Regular em ato, solícito Superior da Colônia do Prata, onde há poucos meses presta seu serviço também o Frei Daniel, não agüenta a dor atroz. Em face dessa hecatombe e dos cadáveres insepultos, horrivelmente deformados pela ação rápida e impiedosa do tempo e das feras, Frei Carlos sofre uma queda física e moral, perdendo irremediavelmente a memória e a capacidade de ação, de modo que toda a administração da Colônia Agrícola de Santo Antônio do Prata recai improvisamente sobre os ombros do jovem missionário Frei Daniel: tem 25 anos de idade!...

Este do Prata é um capítulo muito importante na vida de Frei Daniel. São treze anos ininterruptos de apostolado santo, de realizações sociais que deixam sem fôlego... Tudo isso com uma força que lhe vinha da forte convinção de ter sido enviado pelo Bom Deus em pessoa. Ele, ele mesmo, para anunciar o Evangelho, para ser o pai de todos aqueles colonos, de todos aqueles índios no meio daquelas florestas... Este aspecto da vida de Frei Daniel passou decididamente em segunda linha: preferiu-se pensá-lo hanseniano fechado no horror do Tucunduba, em lugar de missionário entregue a toda atividade... Mas também neste apostolado "aberto" ele demostrou-se grande, excelso e fez bem Frei Camilo Micheli em chamálo no seu livro:Gigante do Prata!... Por 13 anos consecutivos Frei Daníel foi missionário no verdadeiro sentido da palavra e assim nesse impulso, nunca deixou de sê-lo nem sequer entre os muros do Leprosário. 

Por 13 anos consecutivos cuidou dos índios, dos filhos deles, de modo especial. Não temos muita certeza, mas por aquilo que sabemos nos parece poder afirmar que Frei Daniel viveu com os Índios mais do que todos os outros missionários, ao menos continuadamente. Por isso, para celebrar também o "Pai dos Índios" dirigimo-nos mais uma vez ao nosso artista - Rogério Martins - pedindo-lhe que fixasse nas cores também esse aspecto da vida de Frei Daniel. Preferimos deixá-lo livre: o Leitor pode ver o resultado. Frei Daniel é captado como hábil disponível timoneiro que conduz os habitantes da selva para o esplendor da Cruz. É uma "visão" quefaz ecoar antigas profecias e as realiza dentro do contexto exuberante da Natureza incontaminada a ser consagrada a Cristo... Emerge a Cruz - luminosissima - das águas e o barco principal se dirige decididamente em direção àquele clarão intenso que incendeia a floresta e declara fortemente uma Presença. 

O verde acompanha o fluir das águas e é pensado mais como um túnel do que uma parede a céu aberto. É por isso que a Cruz é tão incendescente e não perde absolutamente seu esplendor com o crescer do dia. Frei Daniel é visto como o timoneiro santo e poderoso que transporta almas e corpos. È ele o intermediário indispensável: os índios do outro barco não vão diretamente em direção à Luz; querem ser acompanhados pelo gigante bom que está na proa...
Assim aconteceu por 13 anos consecutivos! ...

"A Deus louvado" por esse serviço santo! ...
Fonte -www.padredanieledasamarate.it/brasil/Daniel
Download
VISTA DE NOSSA CIDADE
 
 
Vista panorâmica e parcial da cidade de Canindé em epoca de festa de São Francisco ano 1952 em destaque o Casarão "Sobrado dos Magalhães", pertencia ao capitão Jose Otoni de Magalhães que era sobrinho do Coronel Joaquim Cordeiro de Magalhães. O sobrado dos Magalhães, atual Biblioteca, foi construído pelo Pe. Joaquim Cordeiro da Rocha que era irmão de Ana Cordeiro da Rocha, casada com o Capitão Antônio Francisco de Magalhães e estes são os pais do Cel. Joaquim Cordeiro de Magalhães. Esse tipo de morada era inspirado do modo de viver dos portugueses com suas "Quintas". Portanto todo o local do Mercado , Praça Tomaz Barbosa, posto de táxi e adjacência formavam o quintal do sobrado.Fonte - César Magalhães Foto dos arquivos Chico Karam.
Download
CANINDÉ DECADA DE 40

 
Vista da cidade de Canindé no início da década de 40. saudades da minha cidade.Terra magnífica e maravilhosa é lamentável que os Políticos de Canindé não percebem o quanto é importante preservar esse Patrimônio Histórico e Religioso.
Download