CRUZEIRO DA MATRIZ


Fonte (Augusto César Magalhães  - HÁ 14O ANOS - Na abertura dos festejos de São Francisco em 24 de setembro de 1872, foi inaugurado e benzido um cruzeiro em frente à Matriz de São Francisco. A madeira, um avantajado rolo de aroeira, foi trazido puxado por uma junta de boi da Serra do Machado, por doação do Ten. Cel. Jose Joauim Cordeiro da Cruz Junior (pai do poeta Cruz Filho). A bela estrutura em alvenaria de tijolo em esmerado acabamento e dotado de artísticos painéis em alto relevo, ficaram à cargo do Mestre Antônio Franco. Na ano do seu centenário houve uma esdrúxula e invertida comemoração: o conjunto foi demolido.
Felizmente a cruz foi preservada e passou mais de duas décadas no Museu, até que Frei Humberto, que foi vigário de Canindé entre 1994 e 1997, mandou construir uma espécie de palco em frente a Basílica onde foi fixado antigo cruzeiro, restaurado e adornado pelo Mestre Bibi. Espera-se que permaneça para sempre. Amém.

*** Foto da demolição, da lavra de Chico Karam, que me disse ter implorado para que não se consumasse a tragédia, foram em vão seus apelos***
Download

Novo Comentário