BANCO DO NORDESTE


Fonte: Augusto César Magalhães - Quando o B.N.B chegou a Canindé em 1967, instalou-se provisoriamente na sede da prefeitura a atual Galeria Frei Lucas, enquanto seu prédio estava sendo construído. O mesmo ocorreu em 1978 com a chegada do Banco do Brasil que permaneceu naquele prédio até 1983 com foi inaugurado seu prédio próprio.
Download
CEMITÉRIO SÃO FRANCISCO 


Fonte: Augusto César Magalhães - Consta na página 64 do nosso livro "Viagem pela história de Canindé": 
Com o aumento da população, passou-se a verificar algumas necessidades prementes da Vila, notadamente de natureza estrutural. Havia um pequeno cemitério, denominado São Francisco, que não mais atendia as necessidades do lugar. Muitos mortos eram sepultados na Matriz. A Câmara em sessão ordinária de 10 de abril de 1851, folhas 8, livro 2º, registrou o seguinte:

"Propôs o Sr. Presidente que achando-se há muito completo um cemitério nesta Vila, para sepultamento dos mortos, era de necessidade que essa Câmara criasse um postura que proibisse sepultamento na Matriz desta Vila. Posto em votação foi aprovado por unanimidade".

O Cemitério São Francisco que se achava completo já em 1851, ficava exatamente onde se acha hoje a Igreja de Nossa Senhora das Dores. Em 1877 houve um grande seca no Nordeste e o Imperador D. Pedro II criou várias frentes de serviços com a verba de "Socorros Públicos", para o que o povo pudesse trabalhar e receber seu sustento, ainda que precário. Canindé foi aquinhoado com quatro obras de grande relevância entre as quais a Igreja de Nossa Senhora das Dores. O cemitério foi demolido e sobre seus escombros a Igreja foi erguida. Na foto o historiador Francisco Magalhães Karam, verifica resto de ossadas humanas quando da reforma no pátio da Igreja que foi diminuindo nos anos 50, para desobstruir a rua.
Download
RUA GERVÁSIO MARTINS 


A imagem é do Canindé antigo em tempos de Festa de São Francisco Rua Gervásio Martins
Download
PRÉDIO DAS CASAS PERNAMBUCANAS


O prédio em que aparece na imagem foi onde funcionou durante muitos anos as Casas Pernanbucanas de Canindé. Fonte: Chico Karam
Download
CLUBE DE REGATAS BEIRA DÁGUA


Clube de Regatas Beira D"água, as margens do açude São Mateus em Canindé, bons tempos quando tínhamos uma área de lazer para tomar um banho gostoso aos domingos.
Download
PREFEITO WALTER CRUZ UCHOA


Fonte: Augusto César Magalhães - 1974 - O então prefeito Walter Cruz Uchoa inspecionando material (postes e fios) para implantação da energia eletrica de Paulo Afonso. Todo esse equipamento ficou depositado no terreno onde hoje é a Praça Dr. Aramis.
Download
A MORTE DE UM FRANCISCANO


Fonte: Augusto César Magalhães - A morte de um Franciscano sempre comoveu a comunidade católica canindeense. Na foto de 16 de agosto de 1975, temos o enterro de Frei Ernesto Rode, com a presença de muitos canindeenses e caridadenses, haja vista que ele foi por muito tempo o mentor espiritual dos nossos vizinhos de Caridade. Nasceu em Paderbonn, Alemanha em 18.12.1913 e ordenou-se no Brasil em 18.05.1940. Visrtuoso, carismático (apesar da extrema timidez) e caridoso sacerdote, contava com 62 anos de idade.
Download
PROFESSOR FLEURY 


Fonte: Augusto César Magalhães - Em 1981 houve uma afronta a comunidade franciscana local, na época em que a paróquia estava sendo dirigida pelo vigário Frei Canisio Lima. Tive o privilégio histórico de, aos 21 anos, presenciar todo o desenrolar dos fatos que registrei anos depois com toda imparcialidade no meu primeiro livro "Viagem pela história de Canindé" páginas 129 a 133.
Os franciscanos de certa forma acuados pelo voto de obdiência (presumo), até porque da trama fazia parte dois Bispos (D. Aloisio e D. Rufino Rego), foram bravamete defendidos pelos cidadãs de bem de Canindé. Não faltou muito para que aquele episódio, no calor dos acontecimentos, degenerasse para uma tragédia.

Na foto o professor Fleury (discursando) ladeado por Virgilio Cruz Filho e Tônico Marreiro, os tres pronunciaram inflamados dircursos em defesa da nossa raíz franciscana.
Download
VISTA AÉREA DO MERCADO PUBLICO 


Download
BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO


Uma linda imagem da Basílica de São Francisco de Canindé
Foto - Arrudeia Ceará
Download
RUA JOÃO PINTO DAMASCENO 


Rua João Pinto Damasceno antiga Rua do Comércio,depois Rua Cel Leôncio Xavier Macambira!
Download
O COLÉGIO SANTO ANTÔNIO


Oficialmente fundado por Dom Joaquim José Vieira aos 04 de outubro de 1898, o colégio Sto. Antônio começou a funcionar em princípios de 1899. Segundo os estatutos publicados em 1900, o fim do estabelecimento visava à
educação de meninos pobres e ao cultivo de vocações para a vida eclesiástica ou religiosa, dividindo-se o ensino em dois cursos denominados “Colégio Apostólico”_o primário, e “Seminário menor”_ o secundário.
Absolvido o curso primário e dando o aluno sinais de vocação sacerdotal ou religiosa, passava para o Seminário Menor; no caso contrário, era entregue ao seu responsável ou ao juiz de órfãos.
Rezava o artigo 10 dos estatutos: “No seminário Menor, a educação será apropriada á carreira clerical e dada no espaço de quatro anos, e os alunos vestirão batina”.Os seminaristas aprovados nos exames finais do 4°ano ingressavam no Seminário Maior de Fortaleza, cursando filosofia e teologia à custa do Santuário de São Francisco ou tomavam o hábito da Ordem Capuchinha.
Os alunos pensionistas, aceitos no Colégio Apostólico, pagavam a mensalidade de 40$000, submetendo-se ao mesmo regulamento dos demais alunos.
O colégio previa também um externato para estudantes de humanidades, pagando estes a mensalidades de 5$000 por aula que freqüentassem, salvo se sua pobreza fosse reconhecida para receber grátis a instrução. O ano letivo começava a 07 de janeiro, terminando aos 31 de outubro.
Afinal em 1902, normalizava a situação, principiou o curso ginasial, atraindo também de 1903 em diante alunos pensionistas.

Em sua carta pastoral de 1905, Dom Joaquim menciona o colégio e o abnegado trabalho dos diretores: “ .. temos, freguesia de Canindé, outro estabelecimento,compreendendo um externato e um internato, onde se ensina m primeiras letras e alguns preparatórios do curso secundário, dando-se aos alunos pobres roupa, alimento, ensino e todo o respeitante ao caridoso fim. Foi esta instituição fundada em 1898 e entregue á direção e cuidado dos Revmos. Capuchinhos que não se poupam para bem desempenhar tão árdua tarefa.
A casa era mantida com os rendimentos do cofre de São Francisco. Sustentou destarte o ano de 1904, 46 meninos pobres fornecendo-lhes tudo gratuitamente; e desde a fundação até o presente, tem dado abrigo a 98 internos nas mesmas condições e ministrado ensino gratuito a 90 externos, sem contar alguns que pagaram mensalidades. Com bons fundamentos , esperamos ampliar estes benefícios. Pág. 113 Liv. Frei Venâncio

Em 1907, o número dos pensionistas elevava-se a 51, o dos órfãos internos a 97 e o dos externos a 28. mas esse rápido aumento não teria sido possível, se Frei Matias entrementes não houvesse construído a Ala do Colégio. Pois, cumulando desde 1903 os cargos de Supervisor, Vigário e Diretor do Colégio, o rade dinâmico aproveitou quase todo ano de 1905 para ampliar o prédio da casa São Francisco, reservando para os alunos um Quadrilátero do mesmo tamanho da residência Conventual ou seja de 66 X 45 Metros. Quase todo dinheiro gasto nas obras da construção revertera em benefício das vítimas da seca, que aqui encontravam trabalho e pão. Pág 114 liv. Frei Venâncio
Download
LOJA DOS ROMEIROS



Download
BELA IMAGEM


Canindé antigo em época de Festa de São Francisco 1920
Download
FAZENDA MONTE OREBE




Fazenda Monte Orebe foi pertenceu ao ex Prefeito Municipal de Canindé Joaquim Magalhães Filho.
A foto pertence aos arquivos de Dona Maria Augusta Vieira esposa do saudoso Médico Dr. Aramís Paiva
Download
PERFURAÇÃO DE UM POÇO PROFUNDO


Na imagem registra momento da perfuração de um poço profundo no convento dos Franciscanos ano 1932. Fonte: Paróquia de São Francisco
Download
CASA PAROQUIAL


Download
PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DE 

CANINDÉ






O primeiro Grupo Escolar de Canindé foi fundado em 1926 funcionando na Praça da Basílica.Local onde hoje funciona a MITRA da Paróquia de São Francisco. Sua primeira Diretora foi D. Júlia Nogueira Barbosa Cordeiro e professoras: Honorina Ama
ral, Ester Magalhães Facundo, Zélia Belém Cruz, Mercê Ferreira dos Santos Gomes e Ana Bastos Macambira (Senhorinha). Substituta efetiva – Rita Aderina de Mesqu

ita.
Em 1937 foi construido o prédio na Rua Tabelião Facundo em frente onde hoje está situada a Praça do Leão. O Grupo Monsenhor Tabosa foi Inaugurado em 26 de junho de 1937 na gestão do ex Prefeito Municipal Joaquim Magalhães Filho, construido com verbas do Governo concecida pelo interventor Francisco Menezes Pimentel.
Com a aposentadoria da primeira diretora, assumiu Rita Aderina de Mesquita e Honorina Amaral como Vice e mais duas professoras: Geraldina Magalhães Campêlo e Maria Alba Veloso Jucá.
Posteriormente assumiram as seguintes professoras:
( ordem alfabética )
Alíce Cruz Uchôa
Anaíde Macambira Martins
Angelita Sousa
Dargenira Dutra Sampaio
Divanira Santiago Barroso
Elóa Martins
Elva Martins Campos
Francisca Bezerra Jucá
Genoveva Guerra
Haydeé Veloso Jucá
Leda Moreira Pessoa
Margarida Colares Cruz
Maria Auristela Arrais
Maria Castro Silveira
Maria de Lourdes Belém
Maria de Loudes Colares Martins
Maria de Lourdes Santos Gomes
Maria Neuly Cruz Uchôa
Mirtes Holanda Vasconcelos
Nilda Lopes Barbosa
Olânia Sales Pinto
Sulamita Feitosa
Taís Magalhães Uchôa
Terezinha Santos Gomes
As professoras citadas trabalharam antes da reforma do ensino do 1º e 2º graus.
Fonte - Cronologia Canindeense Hélio Pinto Vieira Foto - Pertence ao arquivo da família do Saudoso Historiador Chico Karam
Download
INAUGURAÇÃO DA PREFEITURA


Fonte (Augusto César Magalhães) - ANOS 80 -- Inauguração do prédio da Prefeitura Municipal de Canindé. Da esquerda para direita: Manoel João, Pedro Felix, Antônio Aguiar, Aldenir, Ze adauto, Anchieta Café, Cel. Eloiso. 
Download
ESCRAVOS NO CEARA


Fonte (Augusto César Magalhães) - Dia 4 de outubro de 1883, enquanto o Ceará como um todo aboliu a escravatura em 25 de março de 1884 e o Brasil no dia 13 de maio de 1888.
Sabe-se que Redenção foi a primeira do Ceará e do Brasil a libertar seus escravos no dia 1º de janeiro de 1883, quando foram libertados seus 116 escravos remanescentes.
Canindé poderia muito tem ter sido a primeira cidade até porque nosso número de escravos era mais significativo, houve um período que tínhamos quase 1000 deles, mas na data da libertação tínhamos 216 remanescentes. A nosso favor tínhamos o nosso Antônio Cruz Saldanha, membro fundador da Sociedade Libertadora "Perseverança e Porvir". 
Mas era um questão estratégica. Canindé por aqueles tempos, muito embora houvesse a dificuldade de transporte, já contava com uma enorme visitação de romeiros de toda parte do país nos festejos alusivos a São Francisco  Portanto, a Meca Franciscana era um local privilegiado para, no dia do padroeiro, na presença de pessoas de todos os rincões, haver a cerimônia de libertação dos escravos  como forma de levar a mensagem desta insurreição libertadora além fronteiras.
REGISTRAMOS esse efeméride no nosso livro "Viagem pela história de Canindé", páginas 85 a 91, eis um pequeno trecho:
" A multidão primou pela atenção. Pediam silêncio no interior da igreja, ocasião em que o Pe. Manoel Cordeiro da Cruz, afamado orador sacro, declarou solenemente:
- Por iniciativa particular, a população do município de Canindé usando da soberania que a consciência do direito de solidariedade humana e fé católica, apostólica e romana outorga aos seus filhos diletos, representados pelos homens mais proeminentes desta cidade e dos campos, resolveram tornar livres todos os escravos existentes neste município e juram, em nome de Deus, diante do altar de São Francisco das Chagas, pela sua honra e pela sua fé, que, mesmo com o risco de perder a vida, a liberdade e os bens, manter o município e Canindé livre, onde desta data em diante, não haverá mais escravos. Viva a liberdade, vViva Canindé, Viva São Francisco das Chagas".
Em seguida todos os presentes se dirigiram ao pátio da Matriz e os 216 cativos que aguardavam na parte inferior, sem ter a exata noção do desfecho daquele "Te Deum", ouviram a notícia pela vo embargada do vigário, Pe. Manoel Barbosa Cordeiro. Momento de emoção, choro e festejos. Assim Canindé, inspirado nos ideais franciscanos, deu por extinta a escravidão nestas terras.
Download
TELEVISÃO PÚBLICA


Fonte (Augusto César Magalhães) - Hoje em dia, qualquer família tem dois ou trés aparelhos de TV em casa. Nem sempre foi assim. Quando a televisão chegou por aqui, nos final dos anos "60", tinha um preço exorbitante e somente os bem abastados possuíam em suas residências. A Prefeitura, com forma de democratizar o uso instalou aparelhos em várias praças e locais públicos que funcionava somente à noite. Na foto o então prefeito Weber Magalhães, inaugura um desses aparelhos.
Download
CABEÇA DA ESTATUA DE SÃO FRANCISCO


Fonte (Augusto César Magalhães) - Muita gente não sabe ou não se ligou - O mestre Bibi construiu duas vezes o molde da estátua que não vale a pena falar dos motivos pelo qual a primeira não vingou, até porque só sei parte da história. A cabeça que se vê aí é o molde da primeira, um pouco diferente da atual ( ao meu ver mais bela). O fato é que fazer uma mesma obra por duas vezes representa, além de um enorme trabalho, um profundo sentimento de amor a arte. Muito merecido o título de Mestre da Cultura ao nosso querido Bibi.
Download
INAUGURAÇÃO DO POSTO DE RESFRIAMENTO 


Fonte (Augusto César Magalhães) - Esta foto foi no dia da inauguração do Posto de Resfriamento de Leite, na época da finada "produção" quando Canindé era uma "bacia leiteira" pujante. O exato local é o pátio da Secretaria de Infraestrutura. Da esquerda para direita: Tomaz Caula, Lulu Bento, Frei Lucas e Zé Abreu. Todos eram vereadores (exceto Frei Lucas).
Download
O RELÓGIO DA MATRIZ


Fonte (Agusto César Magalães) - O RELÓGIO DA MATRIZ - Há 140 anos reina absoluto, marcando o passar das horas na Meca franciscana o sempre querido relógio da Basílica de São Francisco.

Este chegou a Canindé em 1872 por doação do Capitão Manoel luiz de Magalhães e do Major Jose Barbosa Cordeiro (seu cunhado, primeiro proprietário da Fazenda Logradouro), pelo custo de 1:000$000 (Hum conto de reis).
Vindo da Europa foi recebido na Alfândega por Francisco Barbosa Cordeiro (filho do capitão Manuel Luiz) que levou um comboio para trazê-lo parcialmente desmontado, bem como uma boa boa montaria para transporte do Mestre Flamino que foi contratado pela Confraria de São Francisco para fazer a montagem do equipamento, recebendo pelo trabalho a importância de 200$000 (duzentos mil reis), à custa do cofre de São Francisco. — com Capitão Manuel Luiz de Magalhães.
Download
O SENADOR DOS BOIS


Fonte (Augusto César Magalhães  - O SENADOR DOS BOIS - Consta que Francisco de Paula Pessoa, ainda combeiro  mocinho, tangendo sua tropa de burros carregados de mercadorias entre Granja e Sobral, sonhou alto e fez um pedido a sua madrinha Nossa Senhora: queria ser Senador do Império (coisa dificílima, quase impossível), ferrar mil bezerros por ano e viver até os 80 anos. Sua bondosa madrinha lhe concedeu as trés graças, todavia no dia que completou 80 anos estava certo que aquele seria seu último dia de vida, assim prostou-se de joelhos diante da imagem da santa e pediu um aditivo:

"Minha madrinha, está certo que amanso mais de dois mil bezerros por ano, sou Senador Do Império. Hoje completo 80 anos, mas minha madrinha, 80 anos é tão pouquinho".

Nossa senhora foi sensível ao seu apelo e lhe deu mais quatro anos de lambuja.

O Senador rendeu um livro escrito pelo recém falecido jornalista e escritor Chico Lustosa que assim o descreve:
" Figura apaixonante o Senador dos Bois, como o chamavam os adversários. Pai e avô de senador, fundador de uma dinastia que conservou latifúndios e confluência política até os nossos dias".

Nota: no nosso livro "Viagem pela história de Canindé", falamos do Senador Vicente Alves de Paula Pessoa, filho do Senador dos bois, que casou trés vezes em Canindé. Por duas vezes foi genro do Major Simão Barbosa Cordeiro e por último genro do capitão Manuel Luiz de Magalhães que era cunhado do Major Simão. Por um erro a que fomos induzidos colocamos na pag. 285 o retrato do Senador dos Bois como sendo o do filho, na verdade eles eram muito parecidos. Esta fotografia vai aqui exposta, é portanto do Senador dos Bois.
Download
CRUZEIRO DA MATRIZ


Fonte (Augusto César Magalhães  - HÁ 14O ANOS - Na abertura dos festejos de São Francisco em 24 de setembro de 1872, foi inaugurado e benzido um cruzeiro em frente à Matriz de São Francisco. A madeira, um avantajado rolo de aroeira, foi trazido puxado por uma junta de boi da Serra do Machado, por doação do Ten. Cel. Jose Joauim Cordeiro da Cruz Junior (pai do poeta Cruz Filho). A bela estrutura em alvenaria de tijolo em esmerado acabamento e dotado de artísticos painéis em alto relevo, ficaram à cargo do Mestre Antônio Franco. Na ano do seu centenário houve uma esdrúxula e invertida comemoração: o conjunto foi demolido.
Felizmente a cruz foi preservada e passou mais de duas décadas no Museu, até que Frei Humberto, que foi vigário de Canindé entre 1994 e 1997, mandou construir uma espécie de palco em frente a Basílica onde foi fixado antigo cruzeiro, restaurado e adornado pelo Mestre Bibi. Espera-se que permaneça para sempre. Amém.

*** Foto da demolição, da lavra de Chico Karam, que me disse ter implorado para que não se consumasse a tragédia, foram em vão seus apelos***
Download

GOVERNADOR CESAR CALS


Fonte (Augusto César Magalhães  - 1974 - Prefeito Walter Cruz recebe o Governador Cesar Cals no campo de aviação.

Da esquerda para direita: Dr. Francisco Das Chagas Oliveira (juiz), Walter Cruz (prefeito), Cesar Cals (governador), D. Marieta Cals (primeira dama do Estado)
Download
CONSTRUÇÃO DA PRAÇA TOMAZ BARBOSA


Fonte (Augusto César Magalães) - CONSTRUÇÃO DA PRAÇA TOMAZ BARBOSA - Progresso atrai progesso; com a mudança do Mercado da Praça Azul para o novo Mercado Público de Canindé, em 1948, Canindé teve grande impulso. Foi aberta a Rua Romeu Martins no sentido leste dando origem ao Alto do Custódio, a Rua Joaquim Magalhães se consolidou com entrada da cidade, após receber piso de calçamento em toda sua extensão (antes a entrada era pela Rua Joaõ Pinto Damasceno) e houve a primeira pavimentação da Praça Tomaz Barbosa (em homenagem ao idealizador do novo Mercado, que faleceu no ano seguinte ao da inauguração) - Portanto, a foto é de 1950 quando foi realizada a primeira pavimenatação da Praça Tomaz Barbosa Cordeiro
Download
DR. ALVARO UCHÔA


Dr. Álvaro Barbalho Uchôa Cavalcante - Em 1893 foi nomeado juiz (togado) do termo de Canindé. Nasceu em Pernambuco em 25 de outubro de 1853 e faleceu em Canindé em 16/10/1928, ates de vir para Canindé, foi Promotor em Assaré. Aqui chegando casou com a filha do falecido capitão Antônio dos Santos Lessa, Francisca Arcelina dos Santos Lessa. Dele descende grande parte da família Uchôa em Canindé.
Download
CAPUCHINHO FREI DE MARTINEGRO


Fonte (Augusto César Magalhães) - “Em 1918 o capuchinho Frei Alfredo de Martinengo, assumiu novamente o cargo de vigário da paróquia de Canindé em substituição a frei Cirilo de Bérgamo, tendo tomado posse no dia de São Francisco (4 de outubro), permanecendo no cargo até 1919. Coube a ele nessa segunda gestão a construção de uma usina elétrica, instalando energia em todo complexo ligado à igreja, como a Casa de São Francisco, Orfanato Santa Clara, Escola Paroquial, Santuário de Sã Francisco e Igreja das Dores. Posteriormente, contado com a boa vontade do prefeito Nemésio Cordeiro foi feito contrato com particulares pra iluminação das casas e principais ruas da cidade, cujo sistema foi inaugurado no mesmo ano, sob a direção de Tomaz Barbosa Cordeiro.”
(trecho do nosso livro Viagem pela história de Canindé, pag 110).

- Nascia a assim o primeiro serviço de fornecimento de energia elétrica na meca franciscana, era um gerador de capacidade limitada, 80 HP, movido a óleo diesel ( na época chamado óleo cru), que era acionado diariamente às 18:00 e funcionava até às 21:00hs. Ouvi do Sr. Luis Pereira, respeitável cidadão, fonte segura de informação, falecido em 2008 aos 102 anos, que conheceu bem o sistema. Quando era 20:45 da noite, o operador do motor manuseava uma chave apagando todas as luzes da pequena cidade, era o que todos chamavam de “sinal”, uma alerta de que em 15 minutos seria desligado o sistema. Era o momento de todos se recolherem ou providenciarem outro tipo de iluminação.
Download
MANUTENÇÃO BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO 


Download
EXPRESSO CANINDÉ


Download
FREI LUCAS DOLLE


Na década de 70 Frei Lucas Dolle quando Vigário da Paróquia de São Francisco criou um espaço em um anexo próximo da Basílica abaixo das escadarias da Igreja onde eram fabricados chapéus, bolsas e surrões de palha de carnaúba. O objetivo era oferecer oportunidade de trabalho para as pessoas carentes em especial para evitar pedintes próximo a Basílica.
Download
FRANCISCANOS ARADANDO TERRA


Na imagem frades Franciscanos aradando terras nos campos da Fazenda São Paulo dos Padres, no sertão de Canindé. 60.
Download
1º MERCADO PUBLICO DE CANINDÉ


A imagem é uma feira enfrente ao 1º Mercado Público de Canindé, por volta do ano 1910. O local onde hoje está situado a Praça Cruz Saldanha “famosa Praça Azul.
Download
ALTO DO ROMEIRO


A foto é uma relíquia, trata-se do antigo alto dos romeiros, local em que existia uma vila de casas da paróquia de São Francisco.
Download
CLÓVIS PINTO DAMASCENO


CLÓVIS PINTO DAMASCENO - “Autor do hino sacro “RAIA A AURORA“, letra sua sobre música do maestro Josias Gondim com o qual, em todas as madrugadas de 24 de Setembro de todos os anos os canindeenses entoam entusiasticamente, pontualmente às 4 horas, quando se dá o Levantamento da Bandeira de São Francisco, decretando assim o início da grande festa. Como também, no dia 5 de Outubro, ao meio-dia, com os corações emocionados todos cantam saudoso o referido hino no arriamento da flâmula franciscana, encerrando a grande festa religiosa.

Clóvis Pinto Damasceno - Filho de João Pinto Damasceno e D. Joaquina Cordeiro da Cruz Pinto, nasceu em Canindé no dia 28 de março de 1889 e faleceu em Fortaleza, no dia 22 de setembro de 1956. Fez os primeiros estudos em Canindé, no Colégio dos padres Capuchinhos. Posteriormente, estudou alguns anos no Seminário Diocesano, em Fortaleza. Possuidor de um espírito irrequieto, abandou os estudos para se dedicar a atividades comerciais, retornando à Canindé. Capitão Gondim, como era tratado carinhosamente pelos amigos, era dotado de um espírito boêmio e de uma profunda inspiração de poeta, que deixava transparecer tanto em tiradas de uma sátira mordaz, quanto em espontâneos versos de cunho romântico, satíricos ou religiosos. Versejador dotado de rara inspiração, Clóvis Pinto não teve sua obra publicada em livro, mas deixou várias obras primas da poesia popular como: "Os bairros de Canindé", "Proezas de um boi valente" uma canção sobre o popular J. Da Penha (que ficou famosa em todo o Ceará) e vários Testamentos de Judas, em que retratava satiricamente as figuras do Canindé de seu tempo. Tinha índole para música, aprendeu a tocar violão e harmônio, mas teve que desistir desse último devido o fato de ter querido tocar música popular dentro da igreja.
Download
SECA DE 1958


A imagem é uma concentração de agricultores em frente a Basílica de São Francisco,foi em época de seca ano de 1958, nessa época os Franciscanos ajudavam com doação de alimentos os trabalhadores vítima da seca.
Download
FAZENDA SÃO PAULO


A imagem é da Fazenda São Paulo dos Padres nos anos 60.
Foto dos arquivos do centro histórico da casa São Francisco.
Download
INAUGURAÇÃO DO MERCADO PUBLICO DE CANINDÉ


Fonte: (Augusto César Magalhães) - Inauguração do Mercado Público de Canindé ´preito TOMAZ BARBOSA CORDEIRO, Ao centro o prefeito Tomaz Barbosa que inaugurou o mercado em 19 de setembro de 1948 e veio a falcer poucos meses depois, em 15 de janeiro de 1949. Vejam sua genialidade: há poucos anos se ouvia o primeiro ministro da Inglaterra Tony Blair, anunciar as parceria público/privadas, que seriam ivestimentos com recursos do governo e particulares. Pois naquele tempo a prefeitura não tinha recursos para construir o mercado. Tomas Barbosa usou do seu prestígio conseguiu o terreno e convenceu os comerciantes a construírem seus próprios prédios e o interior foi construído pela municipalidade. Ainda hoje o Mercado da Prça Tomaz Barbosa tem essa composição; os prédios que formam o quadrilátero externo são privados e o interior do mercado é público. Tomaz Barbosa cuja iniciais (TB) são as de Tony Blair era - antes de tudo - um visionário, admistrador probo e verdadeiro cidadão de bem. Tudo que precisamos hoje.
Download
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA


Fonte: (Agusto César Magalhães) - CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA - Em 1896, chegou à Canindé, na condição de contratado pela confraria de São Francisco, o boticário licenciado Joaquim Ferreira Gomes, que estabeleceu-se no ramo de farmácia, a primeira que Canindé conheceu. Seu nome ligou-se simbioticamente a profissão e ele passou à história desta terra como Joaquim Boticário, hoje nome de rua no populoso bairro do Monte.
Download

PRAÇA TOMAZ BARBOSA



Fonte: (Augusto César Magalhães) - PRAÇA TOMAZ BARBOSA - Esta foto é dos anos 1950 e retrata a Praça Tomaz Barbosa. Observe que a iluminação se dava por lâmpadas fluorescentes, um grande avanço para época, poucas cidades se davam a esse luxo. Em frente a Basílica ainda podia se ver o remanescentes pés de tamarindo que haviam sido plantados em 1864, por determinação da Câmara Municipal de Canindé, sob a presidência do capitão Jose Joaquim da Cruz Saldanha.
Na pag 74 do nosso livro Viagem pela história de Canindé, consta o registro da ata da sessão nº3, fls. 36, deliberando sobre o platio dos "tamarineiros", que oportunamente transcreveremos.
Download
GRUPO DE ESCOTEIROS MARECHAL RONDOM



Fonte: (Augusto César Magalhães) - GRUPO DE ESCOTEIROS MARECHAL RONDOM - Fundado pelo franciscano Frei Carlos Henrique Weber. Esta foto data de 1972, há 40 anos.
Download
SALOMÃO DE PAULA UCHÔA


Fonte: (Augusto César Magalhães) - Este é o ilustre falecido vereador de Canindé SALOMÃO DE PAULA UCHÔA. Um autêntico representante do povo do povo, íntegro, incorruptível, o equivalente em Canindé ao que foi Maximilien Robespierre na Revolução Francesa.
Download
COMERCIANTES DO ANTIGO MERCADO DA PRÇA AZUL


Fonte: (Augusto César Magalhães) - COMERCIANTES DO ANTIGO MERCADO DA PRÇA AZUL (1947)
Download
ZÉ BERTULINO


Fonte: (Augusto César Magalhães) - Um dos primeiros a explorar o ramo de oficina "ZÉ BERTULINO". à esquerda , de branco, Chico Alcoforado e por trás dele, Edmilson.
Download
LUCIANO CAMPOS DE MAGALHÃES


Fonte: (augusto César Magalhães) - LUCIANO CAMPOS DE MAGALHÃES - Esta foto é de dezembro e 1953, quando ele discursava na Praça Azul, perante a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Luciano foi um dos maiores oradores que a terra de São Francisco, uma carreira política brilhante ceifada pela ditadura militar, sua morte prematura não permitiu seu retorno à política.
Download
PESSOAS ILUSTRES


Fonte: (Augusto César Magalhães) - Fleury Santos e Virgílio Cruz, brilhanes oradores, defensores intransigentes das tradições de Canindé.
Download